Como posso te ajudar?
Mais de uma década de experiência em gestão de pessoas, desenvolvidas nas áreas de Marketing, Vendas e Customer Success com times de até 250 pessoas.
Atuação em empresas de diversos portes e setores, incluindo experiência de abertura de capital na NASDAQ.
Formação em mentoria pela LHH e Mentor Endeavor desde 2022.
Minhas experiências
ZENVIA INC. janeiro 2018 – janeiro 2024
Primeira empresa SaaS da América Latina listada na NASDAQ em 2021
Chief Revenue Officer LATAM (julho 2022 – janeiro 2024)
- Responsável pelas estratégias de Marketing (Growth), Vendas (Inbound/Outbound/e-commerce/Canais e Parcerias) e Customer Experience (Customer Success e Suporte) da unidade de negócios de SaaS para pequenas e médias empresas, liderando mais de 200 pessoas no Brasil, México e Argentina, com reporte ao CEO.
- Gestão e reestruturação de toda jornada do cliente e ciclo de receita (aquisição, fidelização e retenção), unificando a visão de um portfólio complexo de produtos, oriundos de aquisições de empresas (M&A's) pós abertura de capital (IPO), com um crescimento de receita de 44% em 2022 (YoY) e crescimento médio de novas vendas (NMRR) de 30% QoQ (trimestre contra trimestre) nos três primeiros trimestres de 2023.
- Criação e gestão do programa de canais e parcerias estratégicas, gerando cerca de 6% da receita (MRR) da unidade de negócios em 2023 através de canais indiretos de vendas.
Chief Marketing Officer LATAM (janeiro 2021 – junho 2022)
- Responsável por toda a estratégia de marketing, incluindo posicionamento, branding, inteligência de mercado, marketing de produto, pricing, go-to-market, performance e comunicação institucional, liderando mais de 50 pessoas com reporte ao CEO.
- Responsável pela estratégia de rebranding de marca e portfólio da Zenvia, além das empresas adquiridas para comunicar claramente ao mercado na abertura de capital (IPO) que as aquisições eram parte da estratégia de criação de uma plataforma única de experiência do cliente.
Gerente Sênior de Marketing (janeiro 2018 – dezembro 2020)
- Responsável por toda a estratégia de marketing com foco em performance, posicionamento, branding, go-to-market e comunicação institucional, liderando mais de 20 pessoas com reporte ao CMO.
- Responsável pela estratégia de reposicionamento estratégico em 2019 que tornou a Zenvia a primeira e única empresa da América Latina listada no relatório Market Guide for CPaaS do Gartner no mesmo ano.
- Implantação de canal e-commerce com incremento de 15% da base de clientes nos primeiros seis meses de operação e 25% de participação na base de clientes ativos após 18 meses, se tornando o principal canal de aquisição em volume de novos clientes em 2019.
- Revisão de contratos e fornecedores de marketing associado à revisão da estratégia de SEO, Mídia Paga, Conteúdo e Redes Sociais, com crescimento de 120% no tráfego do site em 2018 e melhoria do posicionamento de nossos produtos na busca orgânica do Google, sem incremento de orçamento.
TELEFÔNICA VIVO julho 2015 – janeiro 2018
Gerente Sênior de Marketing
- Responsável pelas estratégias de go-to-market e ofertas para médias e grandes empresas, para as verticais de Telecom, TI (Cloud Computing) e Segurança, liderando mais de 20 pessoas entre gestores, especialistas e analistas, com reporte ao Diretor de Marketing B2B (Mais de 800 vendedores próprios. Faturamento anual de R$ 2,5 bilhões).
- R$ 38 milhões em vendas através da estruturação e execução de campanhas de Account-Based Marketing para geração de leads utilizando CRM Salesforce.com.
- Forte atuação no processo de aquisição e integração GVT - Telefônica/Vivo, com participação ativa nas etapas de due dilligence, elaboração de business plans para captura de sinergias operacionais e financeiras, definição de estruturas comerciais e de marketing, entre outros.
GVT – GLOBAL VILLAGE TELECOM novembro 2013 – julho 2015
Adquirida pelo grupo Telefonica Vivo em 2015
Gerente Sênior de Marketing
- Responsável pelas estratégias de marketing, ofertas e go-to-market B2B, com equipe de analistas e especialistas e reporte para a Diretora de Marketing B2B.
- Contribuição de 20% das vendas no segmento SMB (Pequenas e Médias Empresas) devido a implementação de Canal de Televendas para soluções avançadas de Telecomunicações.
- Participação de 77% das Vendas do Call Center através do planejamento, criação e execução de ofertas para o mercado B2B em todo território nacional, com base em análises de mercado e estudos de concorrência.
- Aumento de 23% no volume de linhas fixas contratadas por cliente e melhoria de 7,6% na velocidade média de banda larga vendida para o segmento SoHo (microempresas e profissionais liberais), com a criação e implantação de ofertas específicas para o segmento.
TELEFÔNICA VIVO setembro 2011 – novembro 2013
Gerente de Marketing
- Responsável pela estratégia de go-to-market dos canais indiretos de vendas, incluindo Televendas Inbound e Outbound, além de mais de 200 Canais Indiretos (Porta a Porta e Resellers), com equipe de analistas e especialistas e reporte para o Gerente Sênior.
- Definição e implantação de ações de incentivo e direcionamento de vendas que trouxeram 35% de aumento na penetração de Banda Larga no Canal Porta a Porta e 38% de incremento nas vendas de Dados Avançados nos Canais Consultivos.
- Liderança de projetos transversais de marketing e vendas, para lançamento de novos produtos e ofertas, além de projetos de garantia de receita/rentabilidade, melhoria da qualidade da venda e fidelização da base de clientes.
- Definição e implantação de estratégias de vendas convergentes fixo móvel após a aquisição e integração das operações Telefonica – Vivo, incluindo migração dos canais indiretos para o modelo convergente de vendas.
SUSTENTARE SERVIÇOS AMBIENTAIS agosto 2010 – agosto 2011
Gerente de Planejamento e Controle de Operações, São Paulo, SP
LOPES CONSULTORIA IMOBILIÁRIA fevereiro 2008 – julho 2010
Coordenador de Marketing e CRM, São Paulo, SP